domingo, 10 de abril de 2011

Caminhos, Escolhas e Liberdade de fazê-los (Livre Arbítrio).



Em algum momento de nossas vidas nos questionamos "se" deveríamos ter seguido esse ou aquele caminho. Mas o interessante é que esses  questionamentos não nos levam a encontrar nenhum esclarecimento lógico, mesmo porque nunca saberíamos o que aconteceria "se" tivéssemos seguido caminhos diferentes, onde e como teríamos chegado,  e assim percebemos a inutilidade dessa conjunção quando utilizada como uma condicional nessa busca totalmente sem respostas. A única certeza que temos, é que as escolhas que fizemos nos conduziram para essa ou aquela direção, sempre rumo ao desconhecido, pois o fato de seguirmos por determinados caminhos, traçados por nós ou até por outros, necessariamente não nos levam ao ponto onde pretenderíamos chegar, e, com isso ou porisso, assumirmos toda a responsabilidade de tudo aquilo que se nos acontecer, por mais que busquemos ou queiramos responsabilizar o "outro" por tudo de ruim, por tudo o que não deu certo em nossas vidas, por todas as metas que não conseguimos alcançar, e que não aconteceram porque, provavelmente seguimos/trilhamos um caminho diferente daquele que nos levaria ao "set point", mas que, com certeza, nunca saberemos.  

Segunda feira próxima passada (25/04/11), estava assistindo a uma palestra no Centro Espírita que estou frequentando atualmente, onde o tema era a Liberdade de Escolhas, ou o tão falado "Livre Arbítrio", que eu, particularmente acho que de Liberdade ou de Livre tem muito pouco, haja visto que essa pseudo Liberdade está sujeita a uma avaliação antecipada à tomada de atitude, que se baseia na Moral e na Ética (que por mais que tentem me explicar, no fim são a mesma coisa, e em alguns dicionários, ou na etimologia das palavras, realmente o são). E, em sendo assim, essa Liberdade de Escolhas é submetida a certos condicionamentos, ou seja, você é Livre para fazer isso ou aquilo, "desde que"...e por aí vai. Cadê a tal da Liberdade? Se eu resolver que quero andar nú no parque, que poderia ser considerada a maior expressão de Liberdade que alguém possa demonstrar/sentir, com certeza acabaria preso, ou seja, vejam que contradição, a minha busca por Liberdade me levaria ao cerceamento dela, me levaria para a prisão, e o mais interessante, é que seria preso, não por eu ter atentado contra o pudor realmente, pois não teria, de minha parte, nenhuma conotação erótica na minha atitude, mas as pessoas que me olhassem, veriam o quanto obsceno eu seria, quanto mal eu  causaria à Sociedade por ter mostrado às pessoas (não que eu quisesse mostrar nada a ninguém, afinal não era essa a intenção), partes minhas que todas as pessoas sabem que por baixo da minha roupa, quando a estou usando, eu devo possuir (Pura Hipocrisia).

                                                

Porém, se eu estivesse em um Campo de Nudismo, essa atitude de minha parte seria vista de forma super natural. Então vamos por as coisas em ordem: Você pode andar pelado, desde que...você vá andar em um Campo de Nudismo. Essa é a nossa Liberdade?(Utopia). Tudo bem, vocês vão me dizer que se assim não o fosse, viraria uma bagunça danada, mas porque no meio das tribos indígenas não é uma bagunça? Porque todos podem andar nús, ou quase nús, e ninguém acha nada errado? Aí vamos justificar: São os Costumes, Hábitos, Tradição, que traduzindo seria exatamente a Moral, que se transformada em Lei, seria chamado de Ética.

Quero deixar claro que não estou fazendo nenhum tipo de apologia ao nudismo como hábito diário, até porque curto vestir um bom jeans e camiseta, e é dessa forma que eu costumo expressar a minha livre personalidade, alheia a Modismos e Costumes, pois os uso inclusive em casamentos e outras solenidades burguesas que costumo ir, e até gosto de frequentar. Esse foi apenas um exemplo que me veio à mente, mas que denota quão hipócritas realmente podemos ser. Basta que relembremos a Moral e a Ética utilizada na época da Inquisição, somos capazes de coisas realmente "obscenas" em nome delas.

Na verdade, o que podemos perceber, é que para termos a tal Liberdade, precisamos limitá-la para não invadir a Liberdade do outro, que por sua vez, faz o mesmo em relação a você. Então, somos realmente Livres? possuímos realmente o tal do Livre-Arbítrio? 

Para reforçar o que aqui escrevo,"pesquei" esse post na net, no qual dei uma arrumadinha, e achei que ficou bem interessante . Vamos a ele:

                     O ser humano é Livre?

O que é Liberdade? Sabe-se que, durante o processo evolutivo da história (e das sociedades), passando por vários séculos e gerações, o homem vem propondo explicações para esta questão da Liberdade. Sabe-se também, que existem diversas teorias que tentam explicar esta questão, teorias que divergem em diversos fatores. 
Há quem acredite que o que existe é uma Liberdade relativa, cercada pelos determinismos e condições existenciais. Vamos, porém, transplantar esta indagação para a nossa verdade relativa, partindo do princípio de que somos Livres para escolher e fazer o que quisermos, o que fazemos com a nossa Liberdade? Onde ela se inicia? Existem fatores que podem “abalar” este "Livre-Arbítrio"? Quais seriam estes? Nós somos controlados desde que nascemos com a certidão de nascimento, e vários outros tipos de controle que passam despercebidos por nós. A maneira como somos criados pelos nossos pais, para que tenhamos modos e sempre seguirmos os padrões da sociedade; Instituições de ensino... Essas são as principais, que nos transformam no que a sociedade precisa! Um dos grandes dispositivos de poder sobre o ser humano, onde eles não percebem que é dessa forma que são “adestrados”, e começam a ser controlados. Hoje nós somos controlados por todo mundo, até por nós mesmos, sempre procurando agir de modo a ser igual a todo mundo.





2 comentários:

  1. Vida,
    Eu entendo o seu pensamento, a sua opinião.
    Mas, nós humanos, vivemos em sociedade, onde existem leis para que justamente o mundo não vire uma bagunça.
    Quando estamos com vontade de tomar um sorvete, vamos na sorveteria, se queremos comer um churrasco, vamos na churrascaria...Então, se algum ser humano estiver com vontade de expressar sua liberdade andando nu ,( tendo ele apenas essa intenção, de querer ter a sensação de liberdade por um momento) ele pode ir perfeitamente para um local apropriado,como um campo de nudismo, ambiente o qual é natural andar nú e as pessoas o encararão de forma natural.Assim poderá expressar sua liberdade sem precisar "chocar" o direito de conservação do próximo. Se esse mesmo ser humano, não achar graça em expressar sua liberdade, tendo vontade de andar pelado numa campo de nudismo, me desculpe, mas a intenção dele não era apenas querer ser livre, e sim querer de alguma forma chamar atenção, "causar". Nas tribos indígenas não é uma bagunça, porque os "personagens" que lá habitam, tem a cultura deles, e mesmo andando pelados, eles possuem regras e limites para usarem a liberdade deles; Porém quando eles saem das suas tribos em vem até a cidade para resolver algo, eles respeitam as pessoas da "cidade grande" e colocam suas calças, camisas, justamente para não chocar e respeitar o espaço "alheio".
    O ser humano é livre sim, possui o seu livre arbítrio. Agora, pelo simples fato dele viver em sociedade, ele não pode usar a liberdade dele, e ao mesmo tempo, afrontar a postura escolhida por cada ser humano. Ninguém é obrigado a aceitar as expressões de liberdade do outro. Já pensou, eu e você, em um jantar, num restaurante aconchegante, curtindo uma noite especial, e de repente chega um carinha lá, pode até ser o tal do Brad Pity, e entra pelado no restaurante(porque ele quer expressar sua liberdade, tá afim....), senta ao nosso lado. Para ele, estará apenas vivendo/expressando sua liberdade, mas você não é obrigado a presenciar/conviver com isso!
    Por isso, cada um deve sim procurar curtir sua liberdade, mas sem precisar ir contra regras ou preceitos. Infelizmente, para poucos que pensam como você,tem que viver nesse mundo dentro de algumas regras/leis/limites impostos por normas definitivas; Mas tenha certeza que para a maioria, essa aceitação de viver dentro das leis da sociedade, isso é muito normal, comum, legal, necessário e afirmam viverem felizes e com liberdade!
    Ter o direito de Liberdade, é o ter o direito de decidir ou agir, segundo sua própria determinação, mas não significa, pelo menos para mim e acredito que para a maioria dos seres humanos, que para eu adquirir essa a liberdade que eu quero, eu precise talvez punir a liberdade de outros. É mais ou menos isso... Te amo! Amo suas idéias colocadas aqui no seu blog. Beijo grande da esposa, LEKA!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a sua observação, que aliás, valida o meu Post acima, ou seja, para termos "Liberdade", temos que abrir mão dela em detrimento da "Liberdade"do próximo( pelo menos quando ele estiver próximo...rsrs),ou criar "Bolhas", como os Campos de Nudismo, onde invertemos a escolha dessa Liberdade, ou seja, lá você não tem a Liberdade de usar roupas. Não é no mínimo engraçado? E é exatamente disso que trato aqui, da falta de Liberdade para termos a tal Liberdade. Vejam bem, como diria o Velho Guerreiro (o Chacrinha):"Eu vim para confundir, e não para explicar".

    ResponderExcluir